ARB - Iracemápolis
   
 
 
 
 
 

Magic Paula

Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, estreou na seleção brasileira adulta de basquete aos 14 anos, em 1976. Desde o início de sua carreira, em 1972, até a despedida no ano 2000, foram 28 anos nas quadras. Campeã mundial em 1994 na Austrália, campeã pan-americana em 1991 em Cuba e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, Paula também foi escolhida como Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 1997 e passou a integrar o Hall da Fama do Basquete Feminino nos Estados Unidos em 2006, entre inúmeras conquistas.

A ex-jogadora é hoje uma gestora especializada em esporte. Entre 2001 e 2003, dirigiu o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura de São Paulo, recuperando a infra-estrutura e redefinindo o foco de um dos mais tradicionais centros esportivos brasileiros. Após ocupar o cargo de Secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento no Ministério dos Esportes, retornou ao Centro Olímpico no início de 2005. Na segunda passagem, passou a ser responsável não só pelo equipamento como pela formulação de políticas esportivas de alto rendimento para toda a cidade, passando a ocupar a Coordenadoria Municipal de Esportes de Alto Rendimento.

Paralelamente ao seu trabalho na área pública, Paula idealizou o Instituto Passe de Mágica, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social. Criado em 2004, o Instituto é coordenado pela irmã de Paula, a também ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Branca. Existem dois núcleos em Piracicaba, dois  em Diadema e outro em São Paulo, que, juntos, oferecem a prática de basquete e atividades complementares como aulas de inglês a mais de 400 crianças e jovens de 7 a 15 anos.

Paula também compara sua trajetória no esporte com os desafios do mundo corporativo na palestra “Minha Empresa, Meu Time”, abordando temas como a importância da concorrência, o convívio com as incertezas, planejamento, estratégias, a obsessão pela qualidade e vários outros.

 
 
Fonte: Magic Paula
 
[ + Biografias ]
 
 
 
Copyright © 1990 | 2017 - Associação Regional de Basquetebol - Iracemápolis